
Em seu último trabalho, Balé Mulato, gravado primeiramente em 2005, em estúdio e depois ao vivo no Farol da Barra, em Salvador, Daniela recebeu dois prêmios TIM de Música, de Melhor Cantora Regional e Melhor Cantora pelo Voto Popular. A versão ao vivo do álbum rendeu o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Regional. E é este show que a bailarina e cantora baiana traz para aquecer o Festival de Inverno.
Balé Mulato celebra no palco a dança, o samba-reggae, a negritude, a musicalidade afro-baiana de uma maneira geral. Esta, aliás, é uma das maiores influências de Daniela que, em seu axé music, mistura traços da cultura brasileira com a cultura africana, e em especial no Balé Mulato inspirado na cultura popular e sucesso de público e crítica.
Essa miscigenação de influências culturais da cantora é, em parte, fruto de sua experiência nos carnavais de rua de Salvador, onde, desde 1981, começou a cantar em cima dos trios. Daniela foi uma das grandes responsáveis pela divulgação do carnaval baiano, sendo a primeira a cantora baiana a atingir recordes de públicos em shows e a ser um fenômeno de vendas de discos na década de 90 no Brasil inteiro.
A partir do sucesso nacional, Daniela desponta para sua carreira no exterior, percorrendo países como Argentina, Uruguai, Estados Unidos, França, Portugal, Suíça, Bélgica, Alemanha e Itália. A artista é a cantora brasileira com maior número de discos vendidos na Argentina e recorde de público no Uruguai. Nos Estados Unidos, foi pauta dos maiores jornais do país, chegando a ter seu talento e musicalidade comparados aos de Carmem Miranda.
Assim, desde o primeiro o CD, Canto da Cidade, até hoje, Daniela vem conquistando mais fãs e admiradores de sua arte de agregar sons, movimentos e atitudes no palco e na vida. Restando agora aos participantes do Festival preparar as canelas para pular e cantar muito ao som deste furacão.
Fonte: 24Horas News
Nenhum comentário:
Postar um comentário