Blog amigos da rainha

sábado, 18 de abril de 2009

João Brasil homenageia Caetano Veloso em "Baile Parangolé"

Muitas pessoas torcem o nariz. Mais gente ainda não tem coragem de enxotar alguns gostos musicais para fora do armário. João Brasil, não. Fica colado por horas a fio na caixinha de som, de onde totens da MPB atendem por Caetano Veloso e Guinga, mas também por Chimbinha, o guitarrista do Calypso, e o funkeiro Mr. Catra.

O sobrenome não deixa por menos. Para se chamar Brasil, tem que ter jeito para circular entre as centenas de gêneros musicais tupiniquins. Conhecido pela destreza nos mash-ups, o artista postou em seu blog "Baile Parangolé", descrita como "baile-funk em homenagem a Caetano Veloso, seu livro Verdade Tropical e a todo o movimento tropicalista".

No mesmo balaio entram, além (elementar) de Caetano, Edu Lobo, Daniela Mercury, Ratos do Porão, Guinga, João Donato, Mutantes, Vinicius de Moraes e Baden Powell, Luiz Caldas e Calypso. É. Calypso.

"Baile Parangolé", primeira faixa de seu terceiro álbum, Tropical Baile Tech, é uma ode ao samba do crioulo doido, do paraense amalucado, do baiano arretado e de todas as diversidades que formam o Brasil. Zero preconceito: da bossa nova à lambada, do tropicalismo ao tecnobrega, do sambinha ao funk. "Dessa vez, quero valorizar o que é daqui. Quanto mais regional, mais universal - não é assim que se diz hoje?"

Fonte: Rolling Stone (editado)

Nenhum comentário: