Blog amigos da rainha

sábado, 4 de abril de 2009

Djavan por Elas e por Eles

Em comemoração aos 40 anos da Som Livre e, também, os 60 anos do músico Djavan, completos em janeiro, a gravadora acaba de lançar o álbum duplo Djavan Por Eles e Por Elas. Do lado elas, a coletânea apresenta as principais músicas do compositor em releituras de cantoras como: Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Cássia Eller, Gal Costa, Elis Regina, Beth Carvalho, entre outras. Já no lado Ele, as versões de Tim Maia, Luiz Gonzaga, Ed Motta, Chico Buarque, Ney Matogrosso e, até mesmo, do grupo Cidade Negra.

Com as 28 gravações, o CD resgata as marcantes versões de cantoras e cantores, explorando a musicalidade de Djavan. As releituras apresentam os mais variados ritmos, como: samba, balada, toada, reggae e blues. Dividas em dois discos, com 14 faixas cada, os discos também podem ser comprados de maneira individual.

Dentro do álbum Por Elas, destaca-se a gravação emblemática de Álibi (1978), feita por Maria Bethânia, primeira grande intérprete da MPB a cantar Djavan.Traz a rara versão de Elis Regina para o Samba Dobrado (1978), gravado no Montreux Jazz Festival de 1979.

No disco há ainda Daniela Mercury com Serrado (1978), Ivete Sangalo, com a salsa de Tanta Saudade?(1983), a sambista Beth Carvalho com Flor-de-Lis (1976) e Mart'nália, com Capim (1982), além Nana Caymmi leitura de Nana Caymmi para a conhecida Meu Bem-Querer (1980), ao lado do quarteto vocal Boca Livre.

No CD Por Eles, Chico Buarque aparece em versão de A Ilha (1980), música de Djavan lançada majestosamente pelo Rei Roberto Carlos. Com a habitual sofisticação, Ed Motta dá a Samurai (1982), clássico pop de Djavan, um acento soul enquanto Lenine põe seu suingue nordestino no sambaião Maça do Rosto (1976). Por sua vez, Ney Matogrosso, com o auxílio luxuoso do piano de Luiz Avellar, canta Nobreza (1982).

Djavan por Eles e por Elas, além de agradar os fãs de Djavan, também acaba por agradar o grande apreciador da música brasileira de qualidade. O álbum já se encontra à venda e resume-se no primeiro projeto comemorativo da gravadora, que deve apresentar em breve um modelo parecido para obra de Nana Caymmi.

Caixa com os dois CDs sai pelo preço de R$ 34,90. Cada CD avulso custa R$ 24,90.

Fonte: BR Press

Um comentário:

Cláudio disse...

Fiz a produção geral do CD O Amor é Azul, onde a cantora Nadja Daltro realiza desejo de anos, de interpretar Djavan de forma especial, com belos arranjos de Leandro Braga. Foi um CD realizado com muito carinho e dedicação, com 9 instrumentistas. O CD pode ser conhecido no site www.nadjadaltro.mus.br, onde, logo na entrada, se ouve trecho de LIBERDADE. Querendo ouvir todo o CD, envie uma msg pelo FaleComigo do site, fazendo referência a este blog, que envio uma unidade.
Também, para qq pessoa q ler este comentário e se interessar, posso enviar o CD em condições especiais... o importante é facilitar para quem quiser ouvir e comentar...