Depois que Daniela Mercury chegou ao Sudeste com o show que a estouraria nacionalmente, O Canto da Cidade, tudo o mais que veio de Salvador começou a ser chamado de axé music. Em pouco tempo, os artistas deixaram de se importar com a origem debochada do termo e passaram a dele se aproveitar. Por exemplo, a Banda Beijo, do vocalista Netinho, simplesmente intitulou de Axé Music o seu disco de 1992. Com o impulso da mídia, essa trilha sonora da folia de Salvador rapidamente se espalhou pelo país (com os carnavais fora de época, as micaretas) e fortaleceu-se como indústria, produzindo sucessos o ano inteiro ao longo dos anos 90. Testadas no calor da multidão na Praça Castro Alves e na Ladeira do Pelô, as músicas dos blocos e bandas responderam por alguns dos grandes êxitos comerciais da música brasileira na década. O ano de 1998 foi, particularmente, o mais feliz para os baianos: Daniela Mercury, Banda Eva, Chiclete com Banana, Araketu, Cheiro de Amor e É o Tchan venderam juntos nada menos que 3,4 milhões de discos.
Contudo, é perceptível o poder da música. A melodia faz parte da vida da humanidade, seja em celebrações, festas, dor ou alegria sempre há em nossa mente uma trilha sonora para decorar esses momentos particulares e especiais.
Durante dez anos, grandes sucessos marcaram o verão baiano e deixaram registrado na história do nosso Carnaval muita lembrança boa. De acordo com a pesquisa feita no Bahia Folia – Rede Bahia, segue abaixo a lista das 10 músicas que foram eleitas as melhores da década e em cada folia momesca.
Confira:
2008– Mulher Brasileira (Toda boa) – Psirico
2007 – Quebra aê – Asa de Águia
2006 – Café com Pão – Vixe Mainha
2005 – Coração – Rapazolla
2004 – Maimbê Dandá – Daniela Mercury
2003 - Voa Voa - Chiclete com Banana
2002 - Festa - Ivete Sangalo
2001 - Uma Bomba - Braga Boys
2000 - Cabelo Raspadinho - Chiclete com Banana
1999 - Juliana - Bom Balanço
1998 - Latinha - Timbalada
1997 - Rapunzel - Daniela Mercury
1996 - Margarida Perfumada - Timbalada
1995 - Araketu é Bom Demais - Araketu
1994 - Requebra – Olodum
E esse ano, quem será que vai levar o prêmio pra casa? Vamos aguardar!
Fonte: Axezeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário