Blog amigos da rainha

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Uma década de sucesso!

Axé Music, não se trata exatamente um gênero ou movimento musical, mas uma rotulação mercadológica muito útil para que uma série de artistas da cidade de Salvador, que faziam uma fusão de ritmos nordestinos, caribenhos e africanos com embalagem pop-rock, tomassem as paradas de sucessos do Brasil inteiro a partir de 1992. Axé é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa energia positiva. Expressão corrente no circuito musical soteropolitano, ela foi anexada à partícula music pelo jornalista Hagamenon Brito para formar um termo que designaria pejorativamente aquela música dançante com aspirações internacionais.

Depois que Daniela Mercury chegou ao Sudeste com o show que a estouraria nacionalmente, O Canto da Cidade, tudo o mais que veio de Salvador começou a ser chamado de axé music. Em pouco tempo, os artistas deixaram de se importar com a origem debochada do termo e passaram a dele se aproveitar. Por exemplo, a Banda Beijo, do vocalista Netinho, simplesmente intitulou de Axé Music o seu disco de 1992. Com o impulso da mídia, essa trilha sonora da folia de Salvador rapidamente se espalhou pelo país (com os carnavais fora de época, as micaretas) e fortaleceu-se como indústria, produzindo sucessos o ano inteiro ao longo dos anos 90. Testadas no calor da multidão na Praça Castro Alves e na Ladeira do Pelô, as músicas dos blocos e bandas responderam por alguns dos grandes êxitos comerciais da música brasileira na década. O ano de 1998 foi, particularmente, o mais feliz para os baianos: Daniela Mercury, Banda Eva, Chiclete com Banana, Araketu, Cheiro de Amor e É o Tchan venderam juntos nada menos que 3,4 milhões de discos.

Contudo, é perceptível o poder da música. A melodia faz parte da vida da humanidade, seja em celebrações, festas, dor ou alegria sempre há em nossa mente uma trilha sonora para decorar esses momentos particulares e especiais.

Durante dez anos, grandes sucessos marcaram o verão baiano e deixaram registrado na história do nosso Carnaval muita lembrança boa. De acordo com a pesquisa feita no
Bahia Folia – Rede Bahia, segue abaixo a lista das 10 músicas que foram eleitas as melhores da década e em cada folia momesca.

Confira:

2008– Mulher Brasileira (Toda boa) – Psirico
2007 – Quebra aê – Asa de Águia
2006 – Café com Pão – Vixe Mainha
2005 – Coração – Rapazolla
2004 – Maimbê Dandá – Daniela Mercury
2003 - Voa Voa - Chiclete com Banana
2002 - Festa - Ivete Sangalo
2001 - Uma Bomba - Braga Boys
2000 - Cabelo Raspadinho - Chiclete com Banana
1999 - Juliana - Bom Balanço
1998 - Latinha - Timbalada
1997 - Rapunzel - Daniela Mercury
1996 - Margarida Perfumada - Timbalada
1995 - Araketu é Bom Demais - Araketu
1994 - Requebra – Olodum

E esse ano, quem será que vai levar o prêmio pra casa? Vamos aguardar!

Fonte: Axezeiro

Nenhum comentário: