Blog amigos da rainha

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Ypê cresce e já incomoda Unilever e Procter & Gamble

Sediada no interior de São Paulo, a Química Amparo, que produz principalmente sabão, amaciante e detergente - é a dona da marca Ypê -, começa a incomodar as gigantes multinacionais Unilever e Procter & Gamble. Essas duas sempre dominaram o mercado de limpeza no Brasil, com gordas fatias de participação nas principais categorias. E é na mais disputada delas, a de sabão em pó, que o crescimento da Química Amparo fica mais visível.

O crescimento da Química Amparo - empresa familiar que não divulga faturamento, produz 800 mil toneladas de produtos por ano e começou fabricando sabão em barra há 57 anos - respalda-se na combinação de preços baixos e campanhas publicitárias de forte apelo popular. O atual cenário do setor está relacionado ao aumento do consumo da baixa renda e faz com que as marcas líderes se reposicionem, diz um analista do setor que prefere não aparecer.

A rapidez em incorporar tecnologia externa, que a família busca em feiras no exterior, somada à melhora da logística, especialmente no Nordeste, onde a empresa abriu uma fábrica - em Simões Filho (BA) - fazem a Química Amparo manter um ritmo de crescimento de 20% ao ano.

A empresa também aposta em garotas-propaganda de forte apelo popular para ganhar visibilidade. Nos últimos quatro anos, foi a atriz Suzana Vieira. Agora, é a cantora Daniela Mercury.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: