Blog amigos da rainha

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Balzaquiana do Axé!!!

IMPECÁVEL!!! Com essa única palavra resume-se a apresentação de Daniela Mercury, na noite de sábado, 21, no Pelourinho, em Salvador. Confesso que sempre admirei Daniela, mas nunca a vi como um ser fenomenal e, hoje, depois de tantas benfeitorias, tenho que dar o braço a torcer: está para nascer outra artista tão completa como essa mulher, que no auge dos seus 42 anos e prestes a virar avó, mostra-se cada vez mais madura e segura de si em seu local mais íntimo e preferido: o palco. Como todo bom vinho, de qualidade e de safra apurada, Daniela Mercury, a cada ano que passa mostra-se melhor e mais bela. Uma verdadeira balzaquiana dos tempos modernos: autêntica, profissional, ousada, pós-feminista, perfeccionista, realista, autoral, e antes de tudo, extremamente inovadora e pioneira em tudo o que faz.

Depois de longos 13 anos longe dos festejos juninos devido às turnês internacionais, que sempre acontecem nessa época, dessa vez, a rainha do Axé resolveu reprogramar os shows internacionais a fim de estar no Brasil para se apresentar numa das festas mais tradicionais do Nordeste, o São João. E acertou em cheio, Daniela simplesmente brincou de ser cantora, esbanjou talento no palco, mostrou-se estar em plena forma física, com pernas torneadas invejáveis e reafirmou o dom de bailarina, com passos minuciosamente sincronizados que prenderam a atenção da platéia do começo ao fim da apresentação, que dedicou ao pai, que estava completando 80 anos naquela data.

Foi com o show do DVD Balé Mulato que Daniela presenteou os baianos. Como não poderia deixar de ser, o que já se tornou uma estratégia registrada em suas apresentações, o espetáculo foi completamente adaptado para o tema de São João e o repertório estava repleto de clássicos do forró, do xote e do xaxado. O figurino também rendeu-se aos festejos juninos e tanto Daniela, como os bailarinos estavam vestidos a caráter. O cenário, à base de chita, fazia referência à cultura popular.

Foi com muita magnitude que Daniela subiu ao palco, e, ovacionada pelo público, que lotou o largo Terreiro de Jesus, abriu o show e se entregou de corpo e alma ao pé de serra nordestino. "Asa Branca", "Olha para o Céu", "Eu Só Quero Um Xodó", "De Onde vem o Baião", e vários outros clássicos foram lembrados, inclusive "Nobre Vagabundo", numa roupagem forrozeira, em ritmo de xote, mas o momento mais esperado do show acabou por se transformar na única intempérie da noite e ao mesmo tempo o ápice da apresentação. Justamente na hora que estava cantando a música “Maimbê Dandá”, atendendo aos pedidos exaustivos do público, uma confusão tomou conta das pessoas, obrigando Daniela a interromper e parar tudo. Ao ver uma garota sozinha batendo violentamente em alguns pivetes, a cantora gritou atônita:

"Meu Deus, o que é isso aí? Está batendo nesses meninos por quê??? Cadê o policiamento minha gente??? Políciaaaa!!!!"

Depois que a poeira assentou e os policiais chegaram, ainda assustada, Daniela quis saber o que havia acontecido de fato. Transtornada, a garota que estava agredindo os pivetes, através de uma espécie de mímica, explicou que havia sido assaltada e que os pivetes levaram a máquina digital dela, e por isso estava tão furiosa agredindo os outros ladrões que faziam parte do bando. Ao entender o que havia ocorrido de fato, Daniela se transformou e, com outra expressão, de posse do microfone, deu uma verdadeira lição de moral, reclamou e até xingou os ladrões, chamando-os de covardes. E depois do desabafo, virou-se para a garota e passou a elogiá-la:

"Mas você é mesmo retada hein mulher??? Enfrentou sozinha todos aqueles ladrões??? Pois eu vou te falar que eu admiro mulher braba assim como você. Está certíssima, tem que ser assim mesmo, nada de abaixar a cabeça. Gente, eu vi daqui do palco a mulher sozinha batendo em uns 10 ladrões de vez, bem na minha frente. Sou contra a violência, mas nós mulheres temos que reagir mesmo. Quem manda é a gente mulherada... E olhe, eles roubaram a sua máquina digital não foi? Pois bem, quando acabar o show venha aqui atrás do palco e me procure que vou te dar outra de presente. Gostei da sua atitude e agora vou cantar uma música em sua homenagem...”

Nem preciso falar que o discurso de Daniela levou a galera ao delírio e mais uma vez a rainha do Axé foi ovacionada pelo público. A música que cantou em homenagem à garota foi “Paraíba masculina mulher macho sim senhor". Como na hora da confusão estava sendo tocada a música "Maimbê Dandá", depois da homenagem Daniela disparou:

"Vocês querem Maimbê, não é? Pois então eu vou chamar Maimbê para vocês seus pestes!!!"

E assim mais uma vez a rainha absoluta do Axé mostrou a sua grandeza e finalizou o show com magnificência e destreza, características que já lhe são peculiar. Parabéns Daniela!!!

Fonte: Axezeiro
Foto: Edwin Carvalho

Nenhum comentário: