Blog amigos da rainha

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Será esta minha última ressaca de carnaval?


Por Edwin Carvalho

Carnaval acabou e com ele toda a catarse coletiva de uma festa que, durante uma semana, faz do Brasil uma verdadeira ode à alegria. E, mais uma vez, o grande nome deste carnaval foi Daniela Mercury. Enquanto todas as outras atrações da folia baiana apostaram no eterno “mais do mesmo”, Daniela foi, pra variar, a estrela que fez a diferença no carnaval de Salvador. Para não dizer que sou injusto ou limitado, fiz questão de ver e ouvir de perto, a apresentação de outros reis do carnaval, como Durval Lelys, Cláudia Leitte e Ivete Sangalo. Todos animadinhos, com repertórios parecidíssimos. Eles, assim como a enorme grade de atrações do carnaval soteropolitano, preferem manter a fórmula do sucesso carnavalesco, ou seja, colocar o povo para pular. E só.


Daniela chegou no sábado de carnaval (13) com uma orquestra inteira em cima do trio. Os comentários, antes da apresentação, eram os piores possíveis. Algo do tipo: “lá vem ela querer inovar de novo!”. Mas, a despeito dos incrédulos, Daniela e a Orquestra Sinfônica Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestra Infantis e Juvenis da Bahia), acompanhadas da banda da artista, emocionaram com versões de clássicos do samba reggae. Mais uma vez, a eterna Rainha do Axé trouxe a inovação para um carnaval de artistas de repertórios limitados e talentos, muitas vezes, questionáveis.


Ao final do sábado, o trio de Daniela se encontrou com o de uma fã famosa. Cláudia Leitte reverenciou seu ídolo e disse, para quem quisesse ouvir, que Daniela era sua maior referência artística e musical. Aliás, reverências não faltaram à artista que há mais de vinte anos sabe como poucos comandar a massa. No domingo (14), uma justa homenagem foi prestada pelas emissoras de rádio de Salvador, que concederam à Daniela o prêmio de melhor performance de todos os tempos no carnaval de Salvador. Na segunda-feira (15), a Band entregou outra homenagem, desta vez pela contribuição de Daniela à folia baiana, emocionando a estrela. Justíssimo.


Quase tudo já foi dito ou escrito sobre o carnaval. Como os encontros e duetos inesquecíveis com Emanuele Araújo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tatau, Marcia Shot e Margareth Menezes. Que espetáculo! Espetaculares também foram as homenagens de Daniela a Neguinho do Samba e Ramiro Mussoto. Emocionante também foi o carinho de Daniela com os seus fãs e o respeito que todos têm pela artista. Respeito que fez com que ela continuasse reinando absoluta mesmo quando o trio deu pane, duas vezes, na avenida.


Só teve algo que me entristeceu e preocupou neste carnaval. O anúncio, feito pela própria Daniela na segunda-feira (15), que este seria seu último carnaval. Atordoado, esperei que ela falasse sobre o assunto no dia seguinte. Mas o silêncio da cantora me deixou ainda mais apreensivo. Apreensão que ficou ainda maior quando tive a oportunidade de conversar rapidamente com ela, após horas de espera na porta do trio, entre empurrões de seguranças e gritos histéricos de fãs surtadas e infanto-juvenis (não na idade mas no comportamento). Disse, em seu ouvido, que ela não poderia abrir mão do carnaval. Não ainda. Ela sorriu, só que de forma diferente, como quem me pedia desculpas por não atender o meu pedido.


O carnaval de Salvador precisa de Daniela, assim como Daniela precisa do carnaval de Salvador. Não há como imaginar a folia soteropolitana sem as intervenções de Daniela, sem sua sede de novidade, que encontra no carnaval o palco ideal para os seus deliciosos devaneios. Carnaval de Salvador sem Daniela é como um bolo sem recheio. Perde a graça, o brilho, o sabor. Perde o sentido. Pelo menos para mim e para quem busca algo diferente. Claro que para quem se contenta com o “pula e sai do chão”, tanto faz ter ou não ter Daniela no carnaval. Mas para milhares de pessoas, o carnaval da Bahia jamais será o mesmo sem Daniela Mercury.


Assim como Daniela, sou leonino, passional ao extremo. E sei que ela também é assim. Age muitas vezes por instinto. E espero que ela não abra mão do carnaval da Bahia. Porque se ela abrir, também fará com que pessoas como eu também o façam. Não, Daniela, por favor, não faça isso. Porque sem você, a caixinha de música deixa de tocar. A minha e a de milhares de fãs que saem de suas cidades no mundo inteiro, só para te ver e ouvir cantar. Não nos abandone, não nos desespere, porque não podemos ficar sem você...


2 comentários:

Lyla Pereira disse...

Meu Deus que palavras lindas , concordo plenamente com você, carnaval sem Daniela não é carnaval ,eu pelo menos não saio de São Paulo sem saber que a rainha não estará na avenida .Não nos abandone mesmo Dani! ♥

albejair disse...

Sinceramente caro EDWIN, Eu espero profundamente, aliás, desejo de alma que a nossa DANDAN de fato não nos deixe. a ouvir dizer no fim do desfile de terça feira que " ANO QUE VEM TERÁ SUPRESAS..." Vir morar em sampa por motivos profissionais. mas o meu carnaval é sempre na BAHIA por conta de DANIELA! e ficarei extremamente triste caso isso vanha a acontecer!!! VAMOS FAZER TUDO O QUE NOS É POSSIVÉL PARA QUE ELA CONTINUE A NOS TRAZER O MELHOR DA MUSICA E O MELHOR DO CARNAVAL DO BRASIL!