Blog amigos da rainha

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Daniela mistura Pernambuco com Bahia em show inesquecível


Por Edwin Carvalho

Dizem que, quando o assunto é carnaval, Bahia e Pernambuco não se misturam. A máxima não se aplica quando quem comanda a festa é Daniela Mercury. Acostumada a animar as multidões do carnaval de Salvador, a rainha do axé fez bonito no Baile Municipal do Recife, realizado nesse sábado (6), no Chevrolet Hall. Para quem ainda torcia o nariz para a apresentação de uma baiana num território marcado pelo frevo e pelo admirável apego dos pernambucanos à cultura local, bastaram os primeiros acordes de Chiquita Bacana, seguida de Chuva, Suor e Cerveja para que os mais de 15 mil foliões fantasiados se rendessem aos encantos de Daniela.


Daniela chegou em Recife às 10h e seguiu direto para um estúdio ensaiar com a Spok Orquestra de Frevo. Já na chegada à capital pernambucana, deixou claro que não teria pudor de misturar. “Não fui proibida de cantar nada. Vou fazer frevo misturado com alguns de meus maiores sucessos”, adiantou ao blog, antes de partir para o ensaio. Bem humorada, brincou com um grupo de fãs e fez questão de atender todos os pedidos de fotos e autógrafos.


Acompanhada da Orquestra Spok de Frevo e de Alexandre Vargas na guitarra, coube à Daniela a missão de suceder o verdadeiro totem da cultura pernambucana, Alceu Valença. E fez bonito. Misturou canções de frevo com alguns de seus maiores sucessos. Além de Chiquita Bacana e Chuva, Suor e Cerveja, o repertório incluiu Festa no Interior (que virou clássico na voz de Gal Costa), Axé Axé, Trio Metal, Rapunzel e Andarilho Encantado, que fez pernambucanos e turistas pularem como se estivessem atrás do trio da Rainha, em Salvador.


Daniela destacou a sintonia com o público pernambucano e seguiu com suas homenagens aos grandes nomes da terra do frevo, do mangue beat e do maracatu. Reverenciou Chico Science com uma versão de A Praieira acompanhada pelos músicos da Spot, levando os foliões do baile ao delírio. Homenageou Lenine em No Balanço do Mar. As homenagens seguiam, mas o público gritava por Maimbê Dandá. Foi impossível resistir. Mesmo sem ter ensaiado, Daniela cantou um de seus maiores sucessos e fez todo mundo dançar, dos músicos à platéia.


Para encerrar a magnífica apresentação, Daniela convidou para o palco a paraibana Elba Ramalho, com quem cantou Frevo Mulher. “Bahia, Pernambuco e Paraíba. Somos todos nordestinos e, apesar de nossas diferenças, compartilhamos das mesmas identidades culturais”, brindou a baiana, fazendo uma provocação à diversidade. E o público entendeu, acolheu, cantou e brindou ao som de frevo, axé, maracatu, mangue beat e todo o caldeirão musical cujo tempero somente artistas do nível e da sensibilidade de Daniela são capazes de produzir.


Fotos: Edwin Carvalho e Myrla Oliveira

Nenhum comentário: