Blog amigos da rainha

domingo, 26 de julho de 2009

Daniela Mercury estréia turnê Canibália em São Paulo

Depois de três anos com o bem sucedido "Balé Mulato", sucesso de críticas, ganhador do Grammy e assistido por centenas de milhares de pessoas em todo o mundo, Daniela Mercury decidiu reunir as suas referências musicais e artísticas em um projeto múltiplo, cujo principal lema é o afeto. Essa é a essência do show Canibália, que a cantora Daniela Mercury faz o lançamento mundial em São Paulo (7 e 8) e Rio de Janeiro (21, 22 e 23), no mês de agosto.

"A Canibália é a celebração da nossa mestiçagem. É um Manifesto de afeto. Um convite a livre fruição da arte. Uma homenagem a criadores e criaturas. Nasci canibalista, exacerbadamente antropofágica, sem pudor de misturar tradição e invenção", declarou Daniela. O show faz parte de um grande projeto homônimo e nos próximos três anos, além do espetáculo, serão lançados dois álbuns; um DVD; dois documentários; uma exposição de artes, com uma instalação musical e outras surpresas.

No palco, a dança divide a cena com a música, num espetáculo vigoroso e poético, alegre e profundo. As raízes do candomblé estão presentes nas batidas e danças que se misturam com música eletrônica. Haverá ainda uma homenagem a Carmen Miranda, como parte da celebração do centenário da artista. O rap, o hip-hop, o funk, a salsa e o merengue, o rock e a marca mais particular da artista, o samba-reggae, além de outras tantas influências da vida e da carreira de Daniela estarão no palco.

Dentro do repertório, canções como "Oyá por Nós", composição de Daniela Mercury e Margareth Menezes, que é uma música que traduz o sincretismo baiano, e é uma batida de candomblé com drumnbass; "O que é que a baiana tem", que é uma mistura de twist com samba, e conta com a participação especialíssima da Pequena Notável; "Sol do Sul", composição de Daniela Mercury e seu filho, Gabriel Póvoas, que é um reggae que fala do jeito latino de ser, serão algumas das canções que irão compor esse espetáculo. "Vai ser uma grande celebração, com muita alegria, espontaneidade e dança, que é a expressão artística que me levou pro palco e um dos meus maiores afetos. A dança é importantíssima dentro da Canibália. Inspirei-me muito em Martha Graham, que é uma grande referência pra mim", acrescenta Daniela. O cenário do show e o design da capa do novo CD são assinados pelo artista plástico Gringo Cardia. O figurino de Daniela, assinado por Martha Medeiros, dialoga com a música e os movimentos. Já o figurino dos bailarinos e músicos foram criados pela própria artista. Daniela Mercury e mais sete bailarinos são coreografados por Jorge Silva, que é um importante e reconhecido coreógrafo baiano e que traz ao espetáculo movimentos assimétricos e inovadores da dança contemporânea.

A turnê "Canibália" já estréia no Brasil destinada a percorrer o mundo: no mesmo mês de agosto o espetáculo passará por cinco cidades portuguesas, antes de seguir para uma turnê latinoamericana.

Fonte: Redação Carnasite

Nenhum comentário: