Blog amigos da rainha

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Daniela faz, os outros copiam!

O texto abaixo, de autoria de Alex Oliveira, foi extraído do mural de recados do site Bahia Notícias. Não costumamos publicar textos que não sejam notícias, mas o comentário de Alex merece uma reflexão e o publicamos porque compartilhamos da mesma idéia. Confira:

"O que está acontecendo com os artistas da Bahia? Pouco se cria e muito se copia... Estava lembrando o que mudou no canaval da Bahia nos últimos 12 anos e caí na real que a Daniela Mercury foi responsável pelas grandes mudanças e inovações. O que tem acontecido com os outros artistas?

Vamos lá... Em 1993, nos Internacionais, Daniela resolve abandonar a apresentação na lateral do trio junto com a banda e passa a se apresentar na frente do trio. Logo em seguida, a idéia é copiada por todas as outras cantoras da Bahia.

Daniela Mercury resolve descer em 1996 com um bloco tradicional para o circuito alternativo da Barra. Foi considerada uma louca por levar um bloco tradicional para um circuito esquecido e sem divulgação. Passam-se anos, e blocos como Camaleão e Coruja decidem aos poucos copiar os passos do Crocodilo. No mesmo ano, Daniela Mercury cria o primeiro camarote não-oficial da folia com intuito de receber convidados e imprensa nacional/internacional para divulgar nossa festa. No ano seguinte, Flora Gil cria o Expresso 2222 e nos anos seguintes, outros artistas e empresários copiam a idéia, porém como forma de ganhar dinheiro.

Já consolidada na Barra, Daniela resolve criar um encontro de trios alternativo, voltando na contra-mão na terça-feira, de Ondina ao farol, arrastando a pipoca. Consegue reunir outros trios como o Expresso e o da Timbalada. Depois desse novo experimento dela, aparece o bloco Voa-Voa e o arrastão de Ivete Sangalo, tb na Barra.

No ano 2000, Daniela leva Djs para avenida e cria o primeiro trio eletrônico do carnaval. Foi aplaudida por muitos e vaiada por outros, mas continua com a ousadia. Passam-se anos, e o carnaval da Bahia é invadido por Djs em blocos e camarotes.

Em 2003, Daniela entrega o comando do bloco Crocodilo a Ricardo Chaves e assume o Expresso 2222 como "suplente" de Gilberto Gil. Nesse mesmo ano, Daniela lança uma passarela que viabiliza seu desfile percorrendo todo o trio. Idéia que será copiada esse ano por Claúdia Leitte & Ivete Sangalo.

No ano de 2005, com mais uma ousadia, Daniela leva um piano de calda para o trio e canta música clássica para o povão, mostrando que nosso carnaval pode engolir tudo. Daniela vira manchete internacional pelo experimento e é consagrada pelos colegas como a cantora mais inovadora e ousada da Bahia.

Isso sem falar que antigamente as cantoras se apresentavam no carnaval sem ligar para o lado lúdico e da fantasia. Todos botavam uma roupinha de verão e iam para o trio. Daniela começa a fazer homenagens no carnaval e se fantasiar para os dias de folia. Isso desperta seus colegas a fazerem o mesmo. Hoje, Ivete Sangalo, Claudinha, Durval e outros, seguem a mesma linha da cantora, tentando resgatar o lado lúdico da festa.

Será que o carnaval da bahia ficará sempre a espera das inovações de Daniela Mercury? Por que os outros artitas não colocam suas ousadias e criatividades à prova? Será que todos ficarão sempre a espera de La Mercury para se, caso dê certo, copiarem? Talvez seja por isso que ela é aclamada como Rainha. Na mão dela, tudo se transforma...

Foto: Edwin Carvalho

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito oportuno seu comentario e de muito bom gosto e respeita a essa cantoramaravilhosa que é daniela,q so nos da alegrias mas q infelizmente seu comportamento reto demais confunde a opiniao dos fracos de senssibilidade e aí preferem boicota-la e aplaudir o mais facil e comercial...salve daniela mercury

Anônimo disse...

concordo plenamente com essa critica,aplaudo mais aplaudo de pe...eh facil copiar as ideias de daniela,mas dificil eh criar suas proprias ideias e tentear superar daniela,sabem por que? simplismente por que tem medo de se arriscar,ficam na mesmisse de sempre, por esses e outros motivos daniela é nossa rainha...rainha essa n mas consagrada cm a rainha do axe da bahia, mas sim a rainha do brasil,ja conqistou ate o mundo,ja superou madonna.... daniela é tudo de bom,poderosa.

Márcio Fernandes disse...

Um uma uma, rainha só tem uma

Deise Guedes disse...

Parabéns, Alex Oliveira. Disse tudo.