Blog amigos da rainha

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

'Meu show será estranho'

A Rainha do Axé participa da primeira noite do Festival de Verão Salvador. A quarta-feira (28) vai ficar pequena para tantas novidades que Daniela Mercury vai apresentar em seu show. A cantora, que já se apresentou em oito edições do evento, conversou com o iBahia e fez algumas declarações bombásticas. Confira na íntegra a entrevista!

iBahia.com - Décima primeira edição do Festival de Verão. Você participou da primeira edição em 99. O que esse evento representa para a rainha do axé?
Significa diversidade do axé. Eu fico dizendo assim: Se o Skank fosse baiano, ia ser axé. Se Cidade Negra fosse baiano, ia ser axé. Se Alanis Morissette fosse baiana, ia ser axé. Tudo vira axé quando chega no Festival de Verão. A rainha do axé acha isso ótimo. Que essa diversidade mostre a abertura do povo baiano. Como a gente gosta de tudo, desmitificando que o nosso carnaval é um ritmo só. O Festival de Verão é uma mistura, e o axé é essa grande mistura. O Festival de Verão é uma síntese da música moderna feita na Bahia. É dessa urbanidade de um grande festival que podia acontecer em qualquer lugar do mundo, com esses mesmos artistas, mas que não ia ter a mágica de ser em Salvador da Bahia. O Festival de Verão tem sido realmente um provocador de novos momentos da música baiana, criando histórias.

iBahia.com - Todo ano você prepara um show novo para o Festival de Verão. O que o público pode esperar para esse ano?
Eu vou cantar canções novas. É um pré-lançamento do disco. Em princípio eu pensava conseguir fazer uma pré estréia do novo show. Mas mudei de idéia. Convidei o Balé Folclorico da Bahia e o Ramiro Mussoto, porque eu na verdade vou fazer uma celebração dos 10 anos do Trio Eletrônico, e como o meu trio tem o tema Candomblé Eletrônico, eu vou fazer essa homenagem no Festival de Verão com o Balé Folclórico. Vai ser um show muito particular, com muita modernidade e com muita raiz. Vou fazer uma coreografia especifica, vou dançar e cantar um repertório inédito. Vou estar trazendo canções que nunca foram cantadas no Festival de Verão e em nenhum show meu. Também vou cantar meus sucessos, mas com uma releitura. Vai ser um daqueles shows estranhos, pois como meu axé é um axé muito estranho, porque eu sou uma pessoa estranha, eu sou meio E.T, meu show será estranho. Meu axé é muito codimentado, é cheio de influências (risos). Meu trabalho é muito fragmentado, muito cheio de fusões. O show do Festival vai ser um show dançante, vibrante, com muita coreografia. Um show cênico muito forte com o Balé Folclórico, com meus bailarinos e com um figurino novo e com muito eletrônico.

iBahia.com - Como será o figurino desse show?
Meu figurino está sendo feito por Marta Medeiros, é um figurino especialíssimo, é pra linkar com todo o visual do cenário. A gente vai ter um cenário atrás e vai ser predominantemente vermelho, por causa de Iansã. A gente ainda está arrumando. Ainda podem ter algumas surpresas que eu mesma não sei.

iBahia.com - Você pretende ir ao Festival para curtir outros artistas?
Se houver estréia de show de algum artista com shows novos eu vou assistir. Eu ainda não vi a grade. Mas tem O Rappa, vou adorar ver o show deles. Eu adoro O Rappa.

iBahia.com - Esse ano o palco está maior, isso vai possibilitar mais ousadia no palco?
Oba! Mais espaço para eu correr e encher de gente. É bom que o balé é grande e vem pelo menos com os 15 bailarinos. Eu tenho mais amplitude para poder fazer os espaços e trabalhar as coreografias. Eu tô tentando fazer umas surpresas de cenografia inusitada, com tecidos presos no teto. Essa coreografia vai ser lançada no Festival. Vou cantar e lançar fortemente, já pra dançar no clima de quem vier para o festival, as duas músicas novas de trabalho, e mais algumas músicas novas que, como eu sou estranha, vou lançar lá sem vocês conhecerem ainda. Um beijo e a gente se ver no palco do Festival de Verão.

OUÇA O SHOW POR AQUI.

Fonte: iBahia

Nenhum comentário: