Blog amigos da rainha

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Sob as bênçãos de Oxalá e Oiá

Daniela Mercury, que já louvou Oxalá e Oxum, este ano reverencia Iansã, senhora dos raios e tempestades. O público baiano pode conferir, em primeira mão, a homenagem, através de uma música feita para o Carnaval. Trata-se de Oiá Por Nós, que será lançada nesta quinta-feira no Pôr do Som, projeto idealizado por Daniela Mercury que acontece desde 2001 no Farol da Barra.

A canção, uma parceria da cantora com Margareth Menezes, é apenas uma das novidades do show aberto ao público, que começa a partir das 18 horas. Daniela também homenageia dois grandes nomes da música brasileira, símbolos de baianidade: Carmen Miranda, que em 2009 completaria 100 anos de vida, e Dorival Caymmi, morto em 2008.

“Carmen é a nossa maior estrela internacional, que acabou representando a Bahia e o Brasil no mundo. E Caymmi é o nosso mestre maior. Não dá para pensar em Carmen sem pensar em Caymmi”, afirmou a estrela, que já foi comparada com a Pequena Notável, como era conhecida Carmen Miranda.

A cantora não esconde a emoção ao lembrar de Caymmi: “Em 2004, fiz o Pôr do Som em homenagem a ele. E no ano passado, veja, fiz tudo para que ele viesse para o Carnaval. Tive a chance de dizer a ele que a cidade, Salvador inteira, queria reverenciar ele, que todos os trios elétricos queriam saudá-lo, fiz todos os dengos, mas ele não pôde vir”, fala com voz embargada.

REPERTÓRIO – Na apresentação de quinta, Daniela Mercury interpretará canções autorais, a exemplo de Sol do Sul, nova música de trabalho, clássicos de Caymmi, como Saudade da Bahia, João Valentão e Você Já Foi à Bahia, além de músicas imortalizadas na voz de Carmen Miranda, como O Que é Que a Baiana Tem e Tico-tico no Fubá.

Sobre a nova música, Sol do Sul, Daniela destaca que foi feita em Londres. “Estava lá, cantando, e vi o quanto nós temos luz e o quanto eu levo o sol para as pessoas”, acrescenta.

Com figurino assinado pela estilista Martha Medeiros, “que cita Carmen Miranda” e traz os tons de rosa e lilás, além de estampa de flores, Daniela, como já é tradição, recebe seus convidados. Vania Abreu já está confirmada.


Já a cantora Claudia Leitte, que participaria do projeto, mesmo grávida de David, por orientação médica, cancelou a participação. Antes deste fato, Daniela havia falado sobre a alegria de contar com Claudia no Pôr do Som: “Claudia ficou superfeliz e lisonjeada”. A idéia era que Daniela Mercury cantasse com ela as canções Marina e A Camisa e o Botão, e talvez Alegre Menina.

Sobre Vania, afirma: “É uma das maiores cantoras da MPB e seu repertório tem tudo a ver com Caymmi. Ela participou do projeto há nove anos e cantará novamente”, ressalta. O filho de Daniela, Gabriel Póvoas, também toca no show, que traz a banda completa que acompanha a rainha do axé.

“É o show mais mágico que faço durante todo o ano. É um show delicado, acústico, especialmente produzido para o Pôr do Som. São 15 ensaios só para este show”, informa, mostrando o carinho e respeito que tem com o público apaixonado e fiel.

NOVO FORMATO – Sobre quando vai lançar novo CD, Daniela explica que está investindo em novas músicas independentes do disco. “Lancei Preta no ano passado. Acabei de lançar Sol do Sul e vou continuar lançando músicas. Estou louca para me libertar do formato do CD. Lógico que o CD virá depois que as músicas forem lançadas, o que deverá acontecer um no meio e outro no final do ano, mas, por enquanto, vou continuar lançando novas músicas”, pontua.


Daniela diz que vai lançar, também, novas músicas no Festival de Verão. “Brinco que estou lançando um balagandã por mês e que vou mostrar, no festival, alguns balangandãs ao público”, acrescenta.

Sobre os projetos para o Carnaval, diz que tem “muitas idéias, mas nada formulado ainda”. Mas fala da música que compôs com Margareth Menezes para a folia.

“Eu já cantei para Oxalá. Foi com a música Meu Pai Oxalá (de Vinicius e Toquinho)”, cantarola. “Depois gravei Olha o Gandhy Aê (Tonho Matéria), que também faz referência a Oxalá e as duas fizeram sucesso. E veja, Maimbê Dandá (Carlinhos Brown/Mateus) fala de Oxum.”

“Aconteceu que fui gravar um comercial e encontrei Margareth. Eu disse a ela: ‘Olha, eu fiz um pedaço de uma música. Você não quer fazer também? Ela esperou eu gravar e a gente fez Oiá Por Nós, que fala de Iansã. Foi assim, saiu, sem a gente combinar nada antecipado”, conta.

Quem costuma prestigiar o Pôr do Som sabe que Daniela sempre tem uma mensagem para seu público fiel. “É o dia da confraternização mundial. Eu sempre escolho temas sociais, que reforcem nosso compromisso de sermos éticos, generosos. E desta vez quero falar do sonho do Brasil que a gente quer construir, mas tudo de maneira leve. Quero convidar a população a refletir sobre nosso papel, nossa responsabilidade“, finaliza a cantora.

Serviço:


Daniela Mercury e Vania Abreu
Projeto Pôr do Som | Qui, 18h | Farol da Barra | Grátis

Fonte: A Tarde

Nenhum comentário: