Blog amigos da rainha

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Uberabense ganha prêmio do Unicef

Jovem uberabense integrante do projeto Beira de Estrada, Carla Santos, 16 anos, receberá prêmio do Unicef, no próximo mês, pelo trabalho desenvolvido com foco na prevenção da Aids e doenças sexualmente transmissíveis. A jovem criou uma história em quadrinhos que orienta a prevenção através do uso da camisinha, utilizando um meio divertido e que incentiva a leitura, especialmente direcionado a crianças e adolescentes.

O prêmio será entregue em Salvador (BA) pelas mãos da embaixadora do Unicef no Brasil, a cantora baiana Daniela Mercury. Para a coordenadora do projeto Beira de Estrada, Maria Tereza Dorça de Oliveira, o reconhecimento de uma entidade internacional representa muito para o grupo que integra as aulas de alfabetização e capacitação do projeto. "É um incentivo para que essa garotada, bem como os pais que nasceram e vivem em pequenas casas na roça, à beira da estrada ou em comunidades distantes dos centros urbanos, possam se unir e desenvolver potencialidades para não sucumbirem diante dos obstáculos e falta de recursos."

Diariamente, a jovem, que mora em uma chácara entre a comunidade da Palestina e a BR-050, caminha 20 quilômetros até o galpão onde são ministradas as oficinas de artes. "Nem a falta de luz elétrica em sua casa é motivo para desestimular os sonhos dessa menina. E, com certeza, essa homenagem do Unicef será só a primeira de muitas que ela virá a receber", comenta a coordenadora.

Mantido por voluntariado, o projeto Beira de Estrada conta, atualmente, com a participação de 142 famílias rurais e tem como principal foco a educação, proporcionando, além de cursos de capacitação, a alfabetização de jovens e adultos.


Fonte: Jornal da Manhã

Nenhum comentário: