Blog amigos da rainha

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Jericoacoara, refúgio exótico dos famosos

O nome é comprido: Jericoacoara. Na linguagem indígena, quer dizer "jacaré quarando ao sol". E tem a ver com duas colinas, que servem de anteparo aos ventos que sopram de todas as direções, a qualquer hora do dia. Suas formas lembram o tal réptil. Jeri - para os já acostumados - é um lugar tranqüilo, beirando ao exótico, de areia fofa e com pousadas que procuram oferecer serviços de luxo em meio à rusticidade. Jeri tem atraído um número considerável de pessoas de várias partes do País e do exterior, incluindo os ricos e famosos que fazem a fama do local. Dizem que eles conseguem longos momentos de paz e lazer de forma (quase) anônima.

Esta antiga vila de pescadores, distante menos de 400 quilômetros de Fortaleza, na direção oeste da capital, ainda conserva a atmosfera de duas décadas atrás, quando foi descoberta por aventureiros e mochileiros em busca de opções para curtir a natureza de forma pura, sem a presença pesada da mão humana. A informação correu o mundo - inevitável. Inevitável também foi impedir a venda de terras para estrangeiros, com preços convidativos para os padrões americano e europeu. Atualmente, eles são donos de aproximadamente 50% de toda área.


Chegar de carro a Jericoacoara não é tarefa das mais fáceis - a não ser que você tenha dom para enfrentar terrenos off-road. Caso não se sinta seguro, melhor deixar o carro na cidade de Jijoca e fazer o percurso em caminhões adaptados de jardineira. O modo mais cômodo - e rápido - é chegar de helicóptero, como fazem jogadores, como Roger, Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, globais como Xuxa, Angélica e Marcos Pasquim e as cantoras Daniela Mercury e Thalía.

As pousadas oferecem estadias para todos os gostos e bolsos, com preços de diárias que variam de R$ 80 a R$ 800 por pessoa. A informação é de que restam algumas poucas vagas para as festas de fim de ano. Na dúvida, melhor se apressar. Quem sabe você não cruza com o seu ídolo?

Fonte: Gazeta Mercantil (editado)

Nenhum comentário: