Blog amigos da rainha

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Quem é a rainha?

Faz tempo que elas viraram as nossas Marlene e Emilinha do axé. Tornaram-se herdeiras das lendárias intérpretes rivais que fizeram história na época de ouro do rádio e dos carnavais de salão. Cantoras baianas importantes da geração posterior a Gal Costa e Maria Bethânia, as conterrâneas Ivete Sangalo e Daniela Mercury sabem que a competição entre seus tietes já faz parte do folclore baiano.

Não chega a ser uma rivalidade tão passional como a dos torcedores de um BA-VI, mas se a bola do jogo for a faixa de cantora soberana da axé music, a disputa é acirrada.

O guia turístico Alexandre Miguel, 30 anos, preside o séquito de 76 associados ao fã-clube Galera de Ivete, sediado em São José dos Campos, São Paulo. Chegou a se juntar aos mais de 450 mil membros da primeira comunidade de Ivete Sangalo cadastrada no Orkut, mas não aguentou o bate-boca das rodas de discussão regadas a insultos e palavrões. 'Ninguém podia falar nada a favor de Daniela que as pessoas caíam em cima', critica Alexandre sem perder o bom senso. Logo ele que, além de presidir apaixonadamente um fã-clube de Ivete, tatuou nas costas o rosto do seu ídolo maior, a quem acompanha há 12 anos.

Além de cultivar paixão semelhante, a legião de admiradores viscerais de Daniela tem um grito de guerra repetido em frente aos palcos, ao redor dos trios elétricos ou na porta dos camarins da musa: 'Uma uma uma! Rainha só tem uma!'. A resposta da oposição vem no mesmo tom impositivo. 'Ivete! Ivetinha! Você é a rainha da Bahia!', costuma berrar a tietagem no gargarejo dos shows da cantora, que se orgulha de ter um blog mais comentado do que o do candidato à Presidência americana Barack Obama, como informa no seu site oficial.

Presidente do fã-clube Vulcão da Liberdade, um dos mais antigos de Daniela Mercury em Salvador, o auxiliar administrativo Carlos Nei Serra, 28 anos, manda avisar à concorrência: 'Não adianta. Essa faixa ninguém tira dela'. O tiete baiano lembra que sua artista preferida abriu alas para a repercussão nacional da axémusic nos anos 90 e fincou os primeiros pés na trilha que levaria Ivete a também ganhar fama de majestade baiana. E completa com um argumento elitista: 'Daniela tem uma produção mais exigente, eficiente. Ivete é muito povão'.

De Fortaleza, a professora Rose Barbosa, 30 anos, presidente do fã-clube Levantou Poeira, rebate: 'Nós respeitamos Daniela mas, querendo ou não, doa a quem doer, é preciso aceitar que, hoje, quem merece ser chamada de rainha é Ivete. Basta ver a popularidade e o carisma que ela tem'. Um pouco mais embaixo, em Recife, o assistente de produção Rick Assis, 29, põe mais lenha na fogueira: 'A outra pode fazer muito sucesso, ser muito popular... Mas rainha, não'.

Personagem emblemático de uma cena musical que se mantém há mais de 20 anos, Daniela Mercury faz um discurso elegante quando o tema é a suposta competição de majestades no castelo da axé music. 'Ivete é uma grande cantora e se afirmou claramente no gênero que despontou para o Brasil de forma mais intensa comigo, com "O canto da cidade". A comparação é inevitável', suavizou numa entrevista recente ao CORREIO. Uma elegância que se estende à 'rival'. Quando precisa tirar do bolso uma resposta para essa insistente especulação, Ivete Sangalo faz questão de dizer que, no fã-clube de Daniela, ela é sócia número 1.

Competição pela faixa de rainha à parte,os admiradores de Ivete até convivem numa boa com a tietagem de Daniela. Mas, quando o assunto é Claudia Leitte, a conversa muda de tom. A ex-vocalista do Babado Novo é o que pode se chamar de 'pedra no sapato' desses tietes. E sempre pelo mesmo motivo: eles a acusam de ter copiado os passos de sua rainha veterana para virar celebridade.

A professora Rose Barbosa não alivia: 'Com os fãs-clubes dessa cantora, a gente não quer papo. Eles ficam com raiva porque quem está em todos os espaços é Ivete', pirraça a presidente do Levantou Poeira, movimentado por 40 associados em Fortaleza.

Mas não é bem assim. Lançada em carreira solo com status de megaestrela, Claudia está em todas as mídias e já pode ser considerada uma das artistas mais populares do Brasil. 'Sua comunidade principal tem hoje mais de 600 mil acessos. É o maior número do Orkut', sublinha Bruna Carvalho, assessora de fã da cantora carioca radicada em Salvador.

Em tempo: ao contrário do séquito de Ivete Sangalo, a tietagem de Daniela Mercury costuma falar de Claudia Leitte com um pouco mais de simpatia.

Fonte: Correio da Bahia (Matéria publicada na edição de 31/08/2008)

Nenhum comentário: