Blog amigos da rainha

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Daniela Mercury em Natal, 14 anos depois

Quem passou o reveillon na Vila Folia, em Natal-RN, na passagem de 1994 para 1995, não esquecerá jamais. No palco estava a frenética baiana Daniela Mercury e seus afinados músicos e bailarinos em sua segunda turnê nacional, Música de Rua. Já se passaram quase 14 anos desde que a eterna Rainha do Axé pisou em solo natalense para um show aberto ao público. De lá para cá, Daniela percorreu o Brasil e o mundo em outras seis turnês (Elétrica, Sol da Liberdade, Sou de Qualquer Lugar, Eletrodoméstico, Carnaval Eletrônico e Balé Mulato) sem que o público de Natal tivesse acesso às suas apresentações. Passado todo este período, ela retorna à cidade, na mesma Vila Folia, no próximo dia 13 de setembro, como uma das principais atrações do Coca Zero Festival.

Embora distante dos palcos natalenses, Daniela sempre manteve uma relação de proximidade com o Rio Grande do Norte. Não é a toa que ela aceitou participar de quatro edições do Carnatal (1999, 2000, 2001 e 2003), o carnaval fora de época da capital potiguar, no comando do bloco Bicho, ao lado do cantor Ricardo Chaves. “Sempre senti um enorme carinho por parte do público potiguar e foi esse carinho que me fez aceitar o convite para cantar no Carnatal tantas vezes, mesmo optando por fazer poucas micaretas ao longo da carreira. Foi uma forma que encontrei de me fazer presente, de não perder contato com os fãs da cidade”, disse Daniela em uma de suas entrevistas ao jornal Diário de Natal.

De fato, o carinho dos natalenses por Daniela é antigo. Antes mesmo de fazer sucesso nacional, ela se apresentou no Zás Trás (1991), no início da carreira solo, com sucesso de crítica e público. Depois vieram as apresentações do disco O Canto da Cidade na área de Lazer do Panatis, na Zona Norte (1992), Espaço de Natal (1993), Reveillon do Natal Acqua Center (1993), e do disco Música de Rua, na Vila Folia, aonde fez duas apresentações, uma no dia 8 de dezembro e a outra no reveillon. Na primeira, se apresentou no dia da morte do saudoso Tom Jobim, fazendo um show marcado pela emoção.

Em 2004, Daniela retornou ao Rio Grande do Norte, desta vez para apresentações da turnê Carnaval Eletrônico nas cidades de Areia Branca, Macau e Mossoró, em shows em praça pública. Mais recentemente, em março de 2007, ela fez dois shows fechados em Natal para o lançamento latino-americano do Pálio 2008. Mas faltava um show aberto na cidade. Entretanto, mesmo depois de tanto tempo de ausência, Daniela sempre se fez presente através de suas canções. Algumas delas, como Maimbê Dandá, Levada Brasileira e Olha o Gandhi Aí, foram bastante executadas por outros artistas durante as edições do Carnatal e tiveram boa divulgação nas emissoras de rádio locais.

Daniela também serviu de referência para a maioria das artistas locais, como Marina Elali, Thábata e Lane Cardoso, declaradamente fãs da baiana. “Na Axé Music aprecio, principalmente, Daniela Mercury, por sua sofisticação no palco. Cresci me inspirando nela como artista, admirando sua postura, cantando suas músicas”, disse Thábata em entrevista ao Diário de Natal. “Daniela é um grande espelho profissional para qualquer artista”, completou Lane Cardoso em uma das edições do Carnatal.

E é cercada de muita expectativa que Daniela Mercury retorna a Natal para um show que promete animar e emocionar os fãs natalenses. Ela deve apresentar o premiado show Balé Mulato, vencedor do Prêmio Tim e do Grammy Latino de 2007 e que tem no repertório canções como Maimbê Dandá, Olha o Gandhi Aí, Levada Brasileira, Ilê Pérola Negra, Nobre Vagabundo e a sua última música de trabalho, Preta. Ou optar pelo show em comemoração aos 15 anos do disco O Canto da Cidade, que foi apresentado na última edição do Festival de Verão de Salvador. Mas, como a baiana está em fase de gravação do novo CD e costuma surpreender em suas apresentações, não será loucura se ela produzir um show especialmente para o público natalense. É aguardar e conferir.

Serviço:

Coca-Cola Zero Festival
Atrações: Daniela Mercury, Netinho, NX Zero e Forró do Muído
Data: 13 de setembro (sábado)
Preço: R$ 35 (pista) ou R$ 80 (camarote com front stage)
Ingressos à venda no Shopping Orla Sul

Nenhum comentário: