Blog amigos da rainha

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Música será obrigatória nas escolas

Nos próximos três anos, o ensino de música será obrigatório em todas as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio. O projeto de lei que inclui harmonias e melodias no currículo foi aprovado pelo Congresso Nacional e agora aguarda apenas a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entrar em vigor. Além de melhorar o humor dos ouvintes, a música é capaz de influenciar positivamente o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes.

De acordo com pesquisas científicas, ao aprender música os alunos também desenvolvem a disciplina, a sociabilidade e a concentração. A lei ainda precisa ser regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mas a idéia é que o ensino seja feito dentro da cadeira de artes e que cada escola, de acordo com suas necessidades, interesses ou capacidades, escolha que tipo de aula oferecerá.

Estrelas, como Daniela Mercury, Gabriel, o Pensador e Frejat percorreram os corredores do Congresso Nacional para defender a idéia. Os colégios terão três anos para se adaptarem à nova exigência curricular. O prazo é grande porque, em locais mais afastados, as instituições de ensino serão obrigadas a contratar professores de outros estados ou então formar mão-de-obra — para dar aulas, será exigida dos professores licenciatura na área.

Na opinião da maestrina Glicínia Mendes, 51 anos, a música também aumenta o auto-conhecimento e a tolerância, já que obriga os estudantes a ouvir. “Para aproveitar os sons, eles precisam conhecer o silêncio”, descreve.

Adaptado do Correio Brasiliense

Nenhum comentário: