Blog amigos da rainha

domingo, 22 de junho de 2008

Pífanos, samba junino e Daniela Mercury embalam o São João do Pelô

Salvador - De Canudos, alto sertão baiano, veio o som que abriu os festejos do Largo do Pelourinho neste sábado (21) no São João do Pelô 2008. A banda de Pífanos de Bendegó embalou a festa de centenas de visitantes do Centro Histórico. A banda de pífanos da cidade de Canudos é a prova de que as manifestações artísticas e culturais do interior, num sentido inverso neste período, estão sendo valorizadas na capital, nessa que é uma das mais importantes festas populares da Bahia.

Pouco depois das nove da noite, a cantora Daniela Mercury, vestida como uma ousada caipira, subiu ao palco do Terreiro e embalou milhares de pessoas com um repertório pra lá de eclético, com direito a xote, xaxado, e até axé comercial, com o qual ficou mundialmente famosa.

Pelos becos, ladeiras e ruas do Pelô, não faltam atrações para animar o público. Na rua João de Deus, o tradicional trio formado por sanfona, triângulo e zabumba executa um autêntico forró pé de serra. Enquanto isso, no Terreiro de Jesus, o forrozeiro Del Feliz comandava a festa para uma multidão, que acompanhava atenta a exibição do cantor e dos dançarinos profissionais, em busca de um desempenho melhor.

Bandeirolas coloridas em todas as ruas e um painel com a reprodução de São João do Carneirinho na parte central do Largo principal embelezam e dão mais vida aos festejos. No entorno, as barracas de bebidas e comidas típicas também seguem um padrão de beleza, ornamentadas com tecidos xadrez, fitas e flores, numa produção comandada pelo Pelourinho Cultural, órgão da Secretaria de Cultura responsável pela organização da festa.

Nas barracas, bolos de aipim, milho e amendoim cozido são as guloseimas mais disputadas. “Os bolos são os mais vendidos”, diz dona Maria da Conceição, barraqueira do Centro Histórico há 18 anos. Já na barraca da Edileusa, há uma diversidade de licores: jenipapo, maracujá, uva passa, etc. “Com certeza o de jenipapo é o campeão de vendas. Já vendi uns 25 litros desde o início da festa”, afirma a barraqueira.

Fonte: Jornal da Mídia

Nenhum comentário: