Blog amigos da rainha

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Daniela, Margareth e Bethânia juntas em Oyá por Nós

Mais uma novidade do CD Canibália foi anunciada por Daniela durante o carnaval. Ao passar em frente ao seu camarote, na Barra, a Rainha informou que a versão final de Oyá Por Nós (a que irá para o disco) contará com a voz de Maria Bethânia. "Convidei Bethânia e ela me disse que em março irá gravar a música", informou Daniela, feliz com a repercussão de Oyá Por Nós no carnaval. A versão em estúdio contará ainda com a participação de Margareth Menezes, que divide a autoria da canção com Daniela.

Fonte: Blog Amigos da Rainha

Daniela Mercury comenta elogio de Camille Paglia

Em entrevista a uma televisão local, a cantora Daniela Mercury, que no Carnaval deste ano homenageou as décadas de 50, 60, 70 e 80, comentou sobre o artigo feito por uma das mais influentes escritora contemporânea, a americana Camille Paglia (60).

Paglia é PHD em língua inglesa pela Universidade de Yale. É considerada uma das principais críticas do feminismo, especialmente o "puritano" e o "Stalinista". Ela ainda tem algumas particularidades por ser uma ateísta que respeita a religião e uma classicista que defende tanto a arte elitista quanto a popular, com uma visão de que o ser humano tem uma natureza irresistivelmente dionisíaca, especialmente no aspecto mais selvagem e obscuro da sexualidade humana.

Em junho de 2008 a escritora esteve no Brasil no Seminário Braskem, Fronteiras do Pensamento, no Teatro Castro Alves. Em Salvador, ganhou um kit com os DVDs de Daniela Mercury e ficou encantada. "Eu me senti como se tivesse sido atingida por um raio, causando uma misteriosa reorganização das minhas células cerebrais. Meu tédio e desilusão com a cultura popular, que se intensificaram nos últimos 15 anos, pareciam ter desaparecido", escreveu em um artigo entitulado "O poder natural de Daniela Mercury" publicado na Revista Salon. (Leia o artigo em português no site da cantora Daniela Mercury).

A escritora quis conferir a apresentação da musa baiana de perto e veio para o Carnaval de Salvador este ano. Esteve no trio domingo e segunda sentindo a energia do povo baiano.

Daniela disse que se sente lisonjeada pelo comentário, elogiou a cantora Madona, com quem foi comparada por Paglia. "Madona é uma inspiração para todos grandes artistas do mundo". Mas Mercury frisou que ela sempre buscou ser ela mesma, com a brasilidade e baianidade.

Daniela Mercury lançará em abril deste ano o seu novo álbum, entitulado Canibália. No Carnaval deste ano já cantou algumas das músicas que estarão no novo Cd, como Preta, Trio em Transe, Oyá por nós (seu novo hit), O que é que a Baiana Tem, Sol do Sul, Tico-Tico no Fubá e o samba da minha Terra.

Fonte: Folha Salvador

Rainha do Axé

Daniela Mercury entrou majestosa em seu camarote, às 23h40, da sexta-feira (20), em um longo de renda branca com gola imponente assinado pela estilista Martha Medeiros. Logo, brindou com seus convidados. ''Vim dar um beijo nos meus amigos, mas a casa está tão cheia que resolvi pegar logo o microfone e falar com todo mundo. O camarote está lindo! Muito prazer, sorte, axé e, como se diz na Bahia: ajaiô! Bem-vindos à minha casa, à casa de Contigo!''. Foi o pontapé inicial para a folia noturna no Camarote Contigo! Daniela Mercury, o mais animado do circuito Barra-Ondina.

Na tarde de quarta-feira, a cantora já havia aberto a folia para as crianças.Logo após a saudação, a cantora iniciou seu pocket show cantando o reggae Sol do Sul, animando os convidados - entre eles os atores Juliana Paes, 29 e Cauã Reymond, 28, e a escritora americana Camille Paglia, 61. Durante a apresentação, Daniela recebeu o músico angolano Yuri da Cunha, com quem requebrou muito. Empolgada pelo ritmo africano, a cantora chamou a filha, Giovanna, para dançar o tchuco com Yuri, rebolando até o chão. ''É minha pretinha'', disse a cantora.

Viva a majestade!

Após encerrar o show e cumprimentar alguns amigos, como a promoter Licia Fabio, 60, ela correu até a varanda para ouvir a homenagem do trio de Mariene de Castro e Roberto Mendes que passava em frente ao camarote. Eles tocaram Preta. Aos gritos, foi saudada: ''Rainha, rainha, rainha''. Depois, prometeu: ''Amanhã, estarei aí fora''.Daniela cumpriu a promessa no dia seguinte, quando comandou seu trio pelas ruas de Salvador, com uma novidade: a parceria do Camarote Contigo! Daniela Mercury se estendeu para a passagem do trio independente, quando a pipoca é gratuita, na celebração de seus 10 anos.

''No maior Carnaval do mundo, a gente coloca um trio na rua de presente para o povo. Essa é a minha maior felicidade! Quero mandar um beijo aos patrocinadores, a Licia Fabio e a Contigo!, que ajudaram a tornar esse sonho realidade. É a pipoca da rainha, é o trio eletrônico, é o trio de Contigo!'', festejou Daniela, logo ao subir ao palco com um vestido dourado em homenagem a Carmen Miranda - curtíssimo na frente e longo atrás, com uma saia cheia de babados.Ao chegar em frente ao camarote, por volta das 23h, ela ganhou a companhia da cantora Margareth Menezes, 46, com seu hit Oyá por Nós, que as duas fizeram em parceria. Logo depois, em homenagem a Carmen Miranda, cantou O Que É Que a Baiana Tem (mixada com a voz de Carmen e o som de o Bando da Lua), e Você Já Foi à Bahia?.

Do trio, Daniela acenou para os pais, Antonio, 80, e Liliana, 70. ''Fico muito feliz de ver minha filha contribuindo para resgatar a cultura brasileira'', disse Liliana. E completou: ''Este ano é ainda mais especial porque eu e Antonio comemoramos 50 anos que nos conhecemos. E foi durante um Carnaval. Já são 50 carnavais juntos!''.Grandes encontros também marcaram a noite de estreia de Daniela no Carnaval 2009. Ao passar em frente ao camarote Expresso 2222, cantou Samba da Bênção com Gilberto Gil, Caetano Veloso e a atriz e cantora Emanuelle Araújo (Banda Moinho), que a assistiam de camarote. Mais adiante, ela encontrou com Rogério Flausino, do Jota Quest, e fizeram um rock para os foliões.

Namorado presente

Outra alegria especial para Daniela foi a presença, pela primeira vez, do namorado, Marco Scabia, 33, ao seu lado no Carnaval de Salvador. Scabia não desgrudou da cantora, tanto no camarote quanto no trio elétrico. ''Estava louco para cair na avenida'', disse, mostrando-se carnavalesco.Quem também não perdeu a chance de subir no trio foi a escritora americana Camille Paglia - no sábado e no domingo, dia em que Daniela voltou ao circuito com ar de roqueira: vestido de couro curtíssimo e repertório que incluiu sucessos da Jovem Guarda. Para a baiana, eram só elogios. ''Daniela é realmente muito melhor do que Madonna. Cada vez tenho mais certeza disso'', disse Camille, que no ano passado escreveu três artigos comparando as cantoras, nos quais sempre exaltou a brasileira.

Fonte: Contigo
Foto: Os Bandoleros

Obs: A mais nova edição da revista traz Daniela na capa e dezenas de fotos da nossa rainha!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Bastidores: confira fotos exclusivas de Daniela na saída do trio no carnaval


Para ver outras fotos e vídeos de Daniela Mercury no carnaval clique aqui.

A força da rainha no carnaval

Por Edwin Carvalho

Passava das três horas da manhã de terça-feira (24) quando Daniela Mercury se despediu do carnaval de Salvador. Emocionada, ela não apenas atendeu aos pedidos dos fãs, vindos de todas as partes do Brasil e do exterior, cantando antigos sucessos como Bandeira Flor, Pega Aqui Oh e Vida É, como estendeu a festa ao máximo permitido pela Prefeitura. Cartazes e bandeiras de países como Chile, Israel e Portugal apenas confirmavam o que todo mundo já sabe: Daniela é do mundo. E mais uma vez fez o mundo se emocionar. Ao descer do trio fez questão de cumprimentar cada um dos seus fãs que se espremiam em busca de um sorriso, um abraço e um beijo da rainha.

Durante quatro dias, Daniela mostrou porque é reverenciada como rainha. Sua música Oyá por Nós caiu no gosto popular e o grudento refrão “Óia tê tê Oyá” podia ser ouvido em toda parte na boca do povão. No sábado, ao lado de Margareth Menezes e do DJ Patife, comemorou os dez anos do trio eletrônico. Como num manifesto silencioso, Daniela celebrou o fato de a música eletrônica ter virado febre no carnaval da Bahia. Há uma década, sua ousadia, convertida em vaias e críticas, trouxe pela primeira vez o elemento eletrônico para a cena carnavalesca. Passados dez anos, a Timbalada e vários outros artistas utilizam a música eletrônica como atrativo para a folia soteropolitana.

No domingo, uma pane no equipamento de som do trio elétrico do bloco Crocodilo fez o canto de Daniela silenciar por quase uma hora em plena Ondina. Mas o que tinha tudo para ser um fiasco acabou se configurando em um dos momentos mais belos do carnaval. Enquanto a banda que tocava no camarote Harém cantava músicas de Daniela até que o som do trio voltasse ao normal, a rainha dançava e era reverenciada pelo público. Talvez esta tenha sido uma das maiores demonstrações de amor e carinho que Daniela já recebeu dos foliões do Crocodilo. Passada a pane, ela deu sequência à homenagem aos anos 60.

DIVERSIDADE

Na segunda-feira, Daniela celebrou a diversidade. Sucessos da dance music como “I will survive” e “It's rain the man” e “Dancin' days” foram propositalmente inseridos no repertório como forma de dizer não à discriminação contra qualquer tipo de orientação sexual. “No meu bloco todo mundo é livre para ser o que quiser ser”, dizia Daniela no momento em que discursava contra o preconceito contra os homossexuais. Ela lembrou que o Crocodilo é o bloco da diversidade. E diversidade inclui gays, heterossexuais e qualquer outro tipo de denominação.

O Crocodilo, aliás, mereceria um capítulo especial. O bloco consegue confrontar, de forma bem humorada, o preconceito explícito nos olhares de reprovação vindos do alto dos camarotes ou do meio dos foliões da pipoca. Dentro do bloco de Daniela, casais, gays ou não, se misturam sem medo de juízo de valor.

A grande novidade, porém, foi o lançamento de mais uma canção do novo disco, Trio em Transe (em breve traremos a letra completa aqui no blog), que faz referências a ícones do cinema universal como Carmem Miranda, Pedro Almodovar e Glauber Rocha.

BEIJO

A terça-feira de carnaval de Daniela foi inspirada nos anos 80. No repertório sucessos de Cazuza, Legião Urbana e de outros grandes nomes do rock nacional. Mas o grande frisson ficou por conta do novo encontro com Aline Rosa. As duas reproduziram a canção Uma noite e meia e no final repetiram o polêmico beijo que tanto deu o que falar no DVD do Cheiro de Amor. “Eu vou chamar agora a mulher que eu beijei e vou beijar de novo”, brincava Daniela, no momento mais eufórico do carnaval. Em cima do trio, o namorado de Daniela, Marco Scabia, assistia a apresentação e vibrava com a performance de sua amada. Outro momento interessante foi quando Daniela chamou para o trio o vocalista do Parangolé e juntos cantaram “Favela”. Naquele momento ela deixou clara a sua admiração pelo que chamou de “novo movimento do pagode da Bahia”, pautado no discurso social em detrimento das letras que depreciam a mulher.

Como um furacão devastador, o carnaval da Bahia passou e deixou marcas. E uma das mais expressivas se chama Daniela Mercury. Dizem que Daniela não conseguiu renovar público. O carnaval desmente. De todas as cenas, a mais marcante não foi a do beijo em Aline ou da euforia do público em Oyá por Nós, mas a de uma criança de, no máximo, oito anos de idade, emocionada ao abraçar Daniela. Em meio à pipoca, nos ombros do pai, a menina sabia cantar todas as músicas da rainha. No final, o abraço coberto de alegria e lágrimas... E que venha 2010.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Vestida para reinar!

Em sua casa, em Salvador, a cantora mostra o figurino que usará para recepcionar os convidados no Camarote Contigo! Daniela Mercury, na sexta-feira (20), e para arrasar no trio elétrico.

Homenagem a Carmen Miranda
Em frente à piscina negra de seu jardim, Daniela Mercury, 43 anos, mostra seu look preferido, o escolhido para receber os 1,6 mil convidados do Camarote Contigo! Daniela Mercury, no circuito Barra-Ondina, na sexta-feira (20). O saião rodado homenageia o centenário de nascimento de Carmen Miranda. ''Fiquei alucinada por este dourado. Sinto-me mais feminina, jovem e brasileiríssima'', disse Daniela. Curtíssimo na frente e longo nas costas, com renda renascença feita à mão e látex dourado, o vestido é assinado por Martha Medeiros, 46, estilista responsável por desenhar todo seu figurino de carnaval - inclusive os sapatos, confeccionados por Fernando Pires. Destaque para o top com decote de coração.

De volta aos anos 80
O exagero que marcou os anos 80 é a inspiração do figurino que Daniela Mercury usará na terça-feira (24). A ideia é que ela incorpore uma roqueira, com meias rasgadas e um minivestido preto, que tem cerca de 5 mil pontos de cristais na saia de renda renascença com tule. ''Será o dia do diabo no quadril'', afirmou a cantora durante a prova do vestido na varanda de sua casa, ao lado da estilista Martha Medeiros.

Modelito de matinê
Um minivestido alegre e colorido, com corselete feito de fitas e bordados de oito cores, em gazar de seda pura e tule de seda drapeado nas laterais, foi o modelo escolhido para a anfitriã brincar em seu baile infantil, no Camarote Contigo! Daniela Mercury, na quarta-feira (18). Durante a prova da roupa, que valorizou o corpo esbelto da cantora, ela aproveitou para conferir o conforto da peça ensaiando alguns passos de dança na sala de ginástica de sua casa.

Pernas de fora
Os estudos de Daniela Mercury e Martha Medeiros para a elaboração do figurino 2009 não se restringiram a roupas para os sete dias de folia que dominam Salvador. Foi planejado até mesmo um modelo exclusivo para a entrevista coletiva que será realizada na segunda-feira (16). O minivestido, exibido aqui enquanto ela fala ao telefone em seu escritório, é feito em renda renascença nas cores preta e branca e com estampas em forma de galhos e forro em paetê metálico.

Fonte: Contigo!

Daniela Mercury, Carla Perez e Aline Rosa fazem matinê de carnaval

Daniela Mercury, Carla Perez e Aline Rosa, três das principais figuras do carnaval baiano, se reuniram nesta quarta, 18, em Salvador, para fazer uma matinê de carnaval para centenas de crianças. A festa que acontece há oito anos teve entre os convidados crianças carentes de diversas instituições.

"É uma alegria para as crianças que não têm família, um presente para eles que esperam o ano todo por esta festa. É quase um Natal", explica Daniela, vestida com uma fantasia estilizada de Carmem Miranda. "É uma Carmem light para mostrar para as crianças quem foi ela."

Carla Perez, madrinha do baile infantil, veio com os filhos Camilly Victória e Victor Alexandre. "Me sinto mais que realizada, eu me divirto mais que eles", disse a loira, que comanda na avenida o bloco infantil Algodão Doce. "Este ano o Algodão Doce faz dez anos, então é uma prévia mais que gostosa."

No palco, elas colocaram a criançada no palco e tocaram sucessos como "O que é que a baiana tem" e "Rapunzel". Na plateia, pais famosos Paulo Borges e Astrid Fontenelle e seus filhos assistiam ao show.

Fonte: EGO

Daniela Mercury encarna Carmen Miranda futurista no carnaval de Salvador

Ivete Sangalo vai encarnar deusas, Claudia Leitte vai homenagear praias e Daniela Mercury vai encarnar uma Carmen Miranda futurista. Tão badalado quanto os trios, os figurinos das cantoras baianas também geram burburinho. Nesta quarta-feira, 18, a estilista Martha Medeiros, responsável pelos looks de Daniela, divulgou o que preparou esse ano para a cantora.

“Os figurinos fazem uma homenagem às décadas de 1960, 1970 e 1980 e no sábado de carnaval, haverá uma homenagem especial para Carmen Miranda, que completaria 100 anos este mês. Para cada uma das décadas, foi realizada uma enorme pesquisa em busca de referências de época que resgatassem os símbolos que mais caracterizaram cada período. A proposta é fazer uma releitura da renda brasileira, valorizando este trabalho, mas ao mesmo tempo atualizando-o na linguagem de moda e agregando valores estéticos contemporaneous”, contou Martha que vai vestir Daniela de Carmen Miranda futurista.

"Pensei em uma Carmem Miranda futurista, cujo figurino é feito com renda Renascença, que é uma renda especial metalizada, que está sendo preparada há 6 meses. Após o trabalho manual das rendeiras, ela é encapsulada em silicone dourado. Os tradicionais balangandãs, de Carmen Miranda, foram trocados por peças em metal dourado liso para acrescentar este ar futurista", diz.

Fonte: EGO

iG transmite ao vivo carnaval de Salvador

O portal iG vai transmitir em vídeo ao vivo o carnaval de Salvador, com cobertura exclusiva do camarote Contigo! Daniela Mercury e do trio de Ivete Sangalo. O iG traz também notícias, fotos e vídeos da festa no Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades.

No hotsite dedicado ao Carnaval 2009, o usuário encontra notícias da festa por todo o país com imagens, vídeos em tempo real e cobertura dos bastidores. Para apresentar um panorama da festa mais popular do Brasil, o iG destacou uma equipe composta por mais de 100 profissionais.

Em Salvador, o portal será o grande patrocinador dos blocos Cerveja&Cia e Coruja da cantora Ivete Sangalo. O iG hospedará o hotsite oficial da cantora, com conteúdo exclusivo dos bastidores do carnaval. A reportagem do iG vai circular no trio elétrico e nos blocos para acompanhar toda a movimentação de Ivete e sua banda, registrando para o internauta os melhores momentos da festa.

A atriz Carol Castro será a madrinha do iG no trio e participará de todo o percurso. Ela desfila no sábado e na segunda-feira, no circuito Barra-Ondina, e na terça-feira, no circuito Campo Grande.

A grande atração iG no Carnaval deste ano na capital baiana será a transmissão em vídeo ao vivo a partir do camarote Contigo! Daniela Mercury. Os internautas poderão acompanhar em vídeo, foto e texto todos os blocos que fazem o circuito Barra-Ondina.

A cobertura do iG será reforçada por uma parceria com a revista Contigo!: o portal e a revista montaram uma redação conjunta no camarote Contigo! Daniela Mercury. Mais de 40 profissionais estarão responsáveis por documentar os melhores momentos da folia no site da cobertura especial do iG, com notícias, vídeos fotos em tempo real. O camarote, com vista privilegiada para circuito da Barra, terá o tema "Praia de Daniela". Os convidados do camarote terão disponível o cyber café do iG com acesso à internet.

No Rio de Janeiro e em São Paulo, o portal também fará uma ampla cobertura dos desfiles das escolas de samba. A equipe de jornalismo do iG acompanhará as festas desde a concentração das escolas de samba até a dispersão, passando pelos camarotes. As celebridades que forem ao sambódromo, para desfilar ou assistir aos desfiles, serão entrevistadas e fotografadas pelos repórteres do iG. Os blocos do carnaval carioca também terão uma cobertura especial.

O trabalho só termina com a apuração dos resultados e com o desfile das campeãs. Durante uma semana, o internauta acompanha a mais completa cobertura da festa, com os melhores momentos e imagens, as musas do carnaval 2009, as cenas mais picantes, as gafes e os sambas que levantaram a avenida.

Fonte: Revista PublicidAd

Daniela Mercury encerra o ensaio do Olodum

O Olodum encerrou seus preparativos para o carnaval com a bênção de musa baiana no palco. Daniela Mercury fechou o ensaio que o grupo fez para mais de duas mil pessoas em uma praça no bairro do Pelourinho, no centro histórico de Salvador.

Ao subir ao palco, a cantora agradeceu aos blocos afros em geral e ao Olodum em particular. "Sem vocês, eu não teria conseguido o que consegui, feito o que fiz", declarou. Acompanhada pelos músicos do Olodum, ela cantou clássicos baianos, como "Canção da partida (Minha jangada vai sair pro mar)", e de seu repertório, como "Swing da cor".

Fonte: EGO

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dos anos 70 aos anos 2000: Daniela Mercury promete homenagens

A cantora Daniela Mercury realizou uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (16) para falar mais um pouco das novidades que preparou para o Carnaval 2009. Apostando nos sucessos Soul do Sul, escrita em parceria com o filho Gabriel Povoas, e Oyá por Nós, de Daniela e Margareth Menezes, uma mistura de candomblé e música eletrônica.

No sábado, Daniela sai em um trio independente e no domingo, segunda e terça-feira ela agita o circuito Barra-Ondina com o bloco Crocodilo. No primeiro dia, a cantora prestará uma homenagem aos dez anos trio eletrônico e também ao centenário de Carmem Miranda – Daniela prometeu mostrar algumas versões da estrela luso-brasileira com uma roupagem eletrônica, que foram gravadas para seu novo disco, Canibália. Margareth Menezes e DJ Patife acompanham a rainha do axé.

No Crocodilo, Daniela homenageará as décadas de 60, 70 e 80, respectivamente no domingo, segunda e terça-feira. No domingo, a cantora irá usar um figurino homenageando a Jovem Guarda e promete cantar Estúpido Cúpido, Banho de Lua e outras canções afins. Vânia Abreu e Marcelo Quintanilha sobem no trio neste dia.

Na segunda-feira é a vez dos ano 70, Dancing Days, Taj Mahal, Alegria, Alegria e também dos frevos que Caetano Veloso fez para o Carnaval, como Filha da Chiquita Bacana e Suor e Cerveja. Serão homenageados os novos baianos e Simone Sampaio e Paula Lima irão realizar participações especiais.

Na terça, a homenagem aos anos 80 começa com ecos da música disco e logo entra na geração do pop rock. Daniela deve cantar covers de Paralamas do Sucesso, Titãs e Legião Urbana. A convidada do dia é vocalista do Cheiro de Amor, Aline Rosa. Os figurinos da cantora serão assinados pela estilista Martha Medeiros.

Fonte: Correio
Fotos: Angeluci Figueiredo e Contigo!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Daniela Mercury no TOP 20 do RJ

Apesar de ter escolhido "Oyá Por Nós" como a música de trabalho no Carnaval, é uma outra canção de Daniela Mercury que está fazendo sucesso nas rádios do Rio de Janeiro. "O Sol do Sul" é atualmente a 15ª música mais tocada nas FMs da Cidade Maravilhosa. A canção estará no repertório do CD "Canibália", que chegará às lojas ainda neste ano. "A Lhe Esperar", de Os Paralamas do Sucesso, lidera o ranking.

Fonte: Carnasite

E por falar em Carnasite, lá está rolando uma enquete para escolher a música do carnaval 2009. Clique aqui para votar em Oyá por Nós.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Vote agora em Oyá por Nós no Bahia Folia!!!

Amigos, a Rede Bahia já deu início à votação do Prêmio Bahia Folia. Para votar em Oyá por Nós, de Daniela, clique aqui.

Foto: Paulo Guimarães

Canibália - Première mundial em abril

Com mais de 12 milhões de discos vendidos, sendo 3 milhões no exterior, a cantora Daniela Mercury fará a Premiére Mundial de sua nova turnê, "Canibália", no dia 16 de abril no Vivo Rio e no dia 17 de abril no HSBC Haal, em São Paulo. Depois deverá seguir para os mais diversos países dos cinco continentes. Seu último show, Balé Mulato ganhou o grammy latino em 2007. Em Canibália Daniela deverá reforçar nossas origens africanas, misturando o samba-reggae com batidas eletrônicas. Os ingressos já estão à venda.

Jabá não

Diferente da maioria dos cantores, Daniela resiste ao pagamento de jabás e segue lutando em uma carreira artística autônoma, que garanta qualidade, diversidade e autonomia, sem ter que se submeter aos mandos das grandes gravadoras. Devido à isso, muitas emissoras de rádio e televisão resistem ao sucesso da cantora, já que não recebem um dinheiro extra para tocá-la. Para se ter uma noção a artista mais tocada no Brasil, só tem este feito devido o pagamento de R$10 milhões às emissoras, apenas para veiculação de uma música.

Daniela é uma das poucas cantoras brasileiras que produz todo o seu disco e só então oferece à gravadoras para comercializá-lo. Fazendo o trajeto inverso. Geralmente a gravadora contrata um artista e obriga ele a gravar o que os diretores querem.

Fonte: Queijo na Moqueca

Nota do Blog Amigos da Rainha: Os ingressos para os shows de Daniela em São Paulo e no Rio já estão à venda na internet. No Rio, os ingressos podem ser comprados pelo site do Vivo Rio. Para o show em Sampa, as vendas começaram no site do HSBC Brasil. Os preços dos ingressos variam entre R$ 40 (pista) e R$ 140 (camarote A).

Daniela anima o Mais Você nesta segunda

Acorda, menino! Na segunda-feira (16), Daniela Mercury vai fazer a festa dos telespectadores do programa Mais Você, de Ana Maria Braga, na Rede Globo. Daniela vai falar sobre as novidades do novo disco e do carnaval de Salvador. Imperdível!

Daniela faz, os outros copiam!

O texto abaixo, de autoria de Alex Oliveira, foi extraído do mural de recados do site Bahia Notícias. Não costumamos publicar textos que não sejam notícias, mas o comentário de Alex merece uma reflexão e o publicamos porque compartilhamos da mesma idéia. Confira:

"O que está acontecendo com os artistas da Bahia? Pouco se cria e muito se copia... Estava lembrando o que mudou no canaval da Bahia nos últimos 12 anos e caí na real que a Daniela Mercury foi responsável pelas grandes mudanças e inovações. O que tem acontecido com os outros artistas?

Vamos lá... Em 1993, nos Internacionais, Daniela resolve abandonar a apresentação na lateral do trio junto com a banda e passa a se apresentar na frente do trio. Logo em seguida, a idéia é copiada por todas as outras cantoras da Bahia.

Daniela Mercury resolve descer em 1996 com um bloco tradicional para o circuito alternativo da Barra. Foi considerada uma louca por levar um bloco tradicional para um circuito esquecido e sem divulgação. Passam-se anos, e blocos como Camaleão e Coruja decidem aos poucos copiar os passos do Crocodilo. No mesmo ano, Daniela Mercury cria o primeiro camarote não-oficial da folia com intuito de receber convidados e imprensa nacional/internacional para divulgar nossa festa. No ano seguinte, Flora Gil cria o Expresso 2222 e nos anos seguintes, outros artistas e empresários copiam a idéia, porém como forma de ganhar dinheiro.

Já consolidada na Barra, Daniela resolve criar um encontro de trios alternativo, voltando na contra-mão na terça-feira, de Ondina ao farol, arrastando a pipoca. Consegue reunir outros trios como o Expresso e o da Timbalada. Depois desse novo experimento dela, aparece o bloco Voa-Voa e o arrastão de Ivete Sangalo, tb na Barra.

No ano 2000, Daniela leva Djs para avenida e cria o primeiro trio eletrônico do carnaval. Foi aplaudida por muitos e vaiada por outros, mas continua com a ousadia. Passam-se anos, e o carnaval da Bahia é invadido por Djs em blocos e camarotes.

Em 2003, Daniela entrega o comando do bloco Crocodilo a Ricardo Chaves e assume o Expresso 2222 como "suplente" de Gilberto Gil. Nesse mesmo ano, Daniela lança uma passarela que viabiliza seu desfile percorrendo todo o trio. Idéia que será copiada esse ano por Claúdia Leitte & Ivete Sangalo.

No ano de 2005, com mais uma ousadia, Daniela leva um piano de calda para o trio e canta música clássica para o povão, mostrando que nosso carnaval pode engolir tudo. Daniela vira manchete internacional pelo experimento e é consagrada pelos colegas como a cantora mais inovadora e ousada da Bahia.

Isso sem falar que antigamente as cantoras se apresentavam no carnaval sem ligar para o lado lúdico e da fantasia. Todos botavam uma roupinha de verão e iam para o trio. Daniela começa a fazer homenagens no carnaval e se fantasiar para os dias de folia. Isso desperta seus colegas a fazerem o mesmo. Hoje, Ivete Sangalo, Claudinha, Durval e outros, seguem a mesma linha da cantora, tentando resgatar o lado lúdico da festa.

Será que o carnaval da bahia ficará sempre a espera das inovações de Daniela Mercury? Por que os outros artitas não colocam suas ousadias e criatividades à prova? Será que todos ficarão sempre a espera de La Mercury para se, caso dê certo, copiarem? Talvez seja por isso que ela é aclamada como Rainha. Na mão dela, tudo se transforma...

Foto: Edwin Carvalho

Daniela Mercury é atração de último ensaio do Ilê Ayê antes do carnaval

O último ensaio do Ilê Aiyê, neste sábado (14) na Senzala do Barro Preto (Curuzu), terá uma convidada muito especial que tem uma história de amor com a moçada da Liberdade: Daniela Mercury. Mantendo a tradição de anos anteriores, a cantora vai cantar os grandes sucessos de seu repertório, incluindo a nova canção Oyá por nós, feita em parceria com Margareth Menezes.

E a exemplo de outros artistas, Daniela também aproveita para mostrar uma prévia do que pretende na avenida puxando o bloco Crocodilo no circuito Dodô (Barra/Ondina). Além de Daniela, o ensaio terá, também, a nova Deusa do Ébano do Ilê Aiyê: Edilene Alves dos Santos, 19 anos.

(Notícia publicada na edição de 14/02/2009 do jornal CORREIO)

Foto: Vimo

Carmen de Daniela

“Uma Carmen Miranda dos anos 3000. Vou fazer um tomara-que-caia com renda encapsulada e colocar pulseiras de metal nos braços, mas nada de frutas na cabeça”, explica Martha Medeiros, estilista encarregada do figurino de Daniela Mercury já há alguns carnavais. A Pequena Notável será a referência anos 1950 do figurino de Daniela que também passa pelas décadas de 60, 70, 80 e 90. No caso de Carmen, Martha fará um curto assimétrico, mais longo atrás. “Vamos compor com uma plataforma do Fernando Pires e caprichar no decote de coração”, finaliza a estilista que mandou fazer 150 metros de renda renascença especialmente para a cantora.

Fonte: Office Brasil

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Daniela Mercury regrava Carmem Miranda

Dois sucessos de Carmem Miranda serão regravados pela cantora Daniela Mercury em seu próximo álbum, "Canibália": "Tico-Tico no Fubá" (Zequinha de Abreu) e "O Que É Que a Baiana Tem?" (Dorival Caymmi).

Vale lembrar que 2009 é o ano do centenário do nascimento da grande cantora e atriz luso-brasileira. As outras faixas do novo CD de Daniela, que deverá ser lançado ainda neste semestre, serão inéditas. Destaque para a atual música de trabalho, "Oyá Por Nós".

Fonte: Redação Carnasite

Cláudia Leitte e Daniela Mercury juntas no último ensaio do Olodum

27 dias após haver dado a luz a Davi, Cláudia Leitte volta aos palcos. Ela estará juntamente com Daniela Mercury, na Terça da Benção, último ensaio do Olodum antes do carnaval. O ensaio acontece na terça-feira (17), a partir das 18h. Cláudia disse que quer a presença de todos neste ensaio para extravasar.

A cantora irá dividir o palco com Daniela Mercury. Leitte foi convidada por Daniela para fazer uma participação no projeto Por do Som, mas por estar nos últimos dias da gravidez de Davi, achou por bem recusar. Mas, na terça-feira o encontro está marcado.

Daniela Mercury homenageou no seu show no Festival de Verão 2009 a Banda Olodum, que em abril deste ano completa 30 anos de existência. "O Olodum abriu as portas para que o preconceito racial acabasse. O negro hoje entra pela porta da frente do patrão", diz a cantora. "O Oludum é rei".

Daniela estará segunda-feira (16) para o último ensaio do Cortejo Afro, na Cruz Caída, Pelourinho.

Fonte: Folha Salvador

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cantores baianos deixam a competição de lado

Ivete Sangalo já está com os novos hits de Daniela Mercury na ponta da língua. Cláudia Leitte acaba de decorar as canções das amigas e também do Ara Ketu. Daniela, por sua vez, prepara repertório baseado em outras intérpretes baianas e também selecionou sucessos da MPB dos anos 1960, 70 e 80, que trará em versão eletrônica no carnaval. Carlinhos Brown mandou a canção Cadê Dalila para Ivete gravar e, pouco depois, virou uma das mais tocadas nas rádios brasileiras. Os grupos Chiclete com Banana, Jammil e uma noites e Banda Eva entraram na mesma onda com um único objetivo: falar bem do trabalho alheio. A promoção do trabalho dos colegas virou marca registrada da folia de Salvador. “O principal é que nossas canções toquem de forma igual. Neste movimento ninguém caminha sozinho. O que não falta é boa música. Trabalhamos numa espécie de terapia de grupo e isso nos fortalece e nos une. Nosso som vai para o mundo por conta disso”, explica Ivete Sangalo, a mais bem-sucedida da turma.

A união entre os artistas transformou a festa de Salvador numa indústria de cifras milionárias ao longo dos anos. Na disputa pelo lugar no mercado, os cantores baianos fazem de tudo para reinventar-se a cada estação, na tentativa de manter-se na mídia. A metamorfose envolve desde o visual, passando pelo repertório, até chegar à performance na frente dos trios e nas aparições na grande mídia. Daniela Mercury é quem se sai melhor nesse processo de mutação. Desde que apareceu nacionalmente, há 20 anos, com a música O canto da cidade, ela fez de tudo um pouco na carreira. Foi rainha do axé, flertou com a MPB, misturou influências árabes com a batida negra dos tambores e, desde 2000, iniciou uma fase mesclando música eletrônica a todas as suas influências. “Ser considerada rainha me dá uma responsabilidade enorme. Amo o que faço, me sinto provocando a turma para ir em frente e crescermos como artistas. Quero sempre inovar.” No próximo carnaval não será diferente.

Quando pela primeira vez levou para o circuito Barra-Ondina o trio eletrônico, em 2000, Daniela Mercury recebeu críticas de todas as direções. Houve quem achasse estranho, uma afronta às raízes africanas da festa, e até quem considerasse um verdadeiro fracasso. Hoje em dia, a cantora contabiliza não só a boa repercussão da proposta – que levou para folia DJs respeitados como Mau Mau, Anderson Noise, Memê, Zé Pedro e nomes da cena underground como o argentino Ramiro Musoto –, como promete uma celebração de sons. “Vou misturar minha banda eletrônica com os ogãs de candomblé”, anuncia. Pode? A artista não só defende a proposta como aponta coincidências entre as sonoridades. “A música eletrônica é repetitiva, assim como os sons do candomblé. São cíclicas, se repetem. No fundo todas são hipnóticas. Estou pedindo licença à minha mãe-de-santo para a fusão.” A proposta começa pela sua próxima música de trabalho: Oyá por nóis, composta em parceria com a amiga Margareth Menezes, que trata do sincretismo religioso. Ela é uma prévia do repertório do CD Canibália, que será lançado em abril.

(...)

Mesmo mantendo posição de destaque no mercado fonográfico e na preferência popular, o ritmo baiano passou por vários desgastes em sua imagem quando os artistas apostaram em canções de letras chulas e de duplo sentido. É coisa do passado. “O axé de hoje é encarregado de levar alegria e diversão ao mundo. Também somos engajados. No Ara Ketu, por exemplo, mostramos ainda do que o negro é capaz”, exemplifica Larissa Luz. O projeto não contempla rixas entre os grupos. “Já houve atritos no passado, há mais de 20 anos, quando havia competições entre os blocos e um colocava o som mais alto do que o outro para atrapalhar. Depois que passaram a ser comandados por artistas, e eles viraram ícones da festa, a situação mudou. Hoje, todo mundo está estabilizado, tem sua identidade e ritmo. Cada um tem a maneira de agir e vive num lado da cidade, tomando conta do próprio público”, conta Daniela Mercury. Todos se beneficiam da estrutura, não assumem as disputas, mas, nos bastidores, cada um tenta se superar.

Fonte: Portal Uai (editado)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Nasce Clarice, a neta de Daniela!!!

Com 3,705 quilos e 49,5 centímetros, nasceu Clarice. Aos 43 anos, Daniela Mercury está feliz da vida com o nascimento de sua primeira neta. Embora esteja envolvida com os preparativos finais para o Carnaval, a cantora comemora o nascimento da pequena Clarice. Segundo a assessoria de imprensa de Daniela Mercury, Taís Nader, esposa de Gabriel, filho da cantora, deu à luz na terça-feira (3), em Salvador. A criança nasceu saudável. Mãe e filha passam bem.

Em setembro, Daniela concedeu uma entrevista ao jornalista Edwin Carvalho, aqui do blog, para o jornal Diário de Natal, e falou sobre a sensação de ser avó: "Está parecendo mais que vou ter um filho do que um neto. Realmente demora a cair a ficha quando a gente faz tudo muito cedo. Tive filhos muito jovem. Gabriel casou também casou muito cedo, fez música muito cedo e está fazendo bebê muito cedo (risos). Ele estava brincando comigo perguntando quem ia tomar conta e eu já disse que a avó viaja demais. Estou empolgadíssima com essa novidade e acabei de saber que será uma menina. Estou curtindo muito esta promoção a avó", disse, na época.

O Blog Amigos da Rainha deseja à nossa querida Daniela, a Gabriel e a Clarice, toda a alegria que há!!! PARABÉNS, RAINHA!!!

Fonte: Revista Quem / Bahia Notícias (editado)

Qual o melhor show do Festival!? Vote agora em Daniela!!!

A coluna Holofote, do site Bahia Notícias está com uma enquete para saber qual o melhor show do Festival de Verão. A disputa está acirrada entre Daniela e Ivete. Então, nação mercuryana, alguém aqui tem dúvida de quem fez o melhor show!?

Para votar em Daniela, clique aqui.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Daniela participa de CD de frevo

O CD "Asas do Frevo" reúne maiores sucessos do compositor José Michiles da Silva sendo interpretados por nomes como Maria Bethânia, Chico César, Claudionor Germano, Alceu Valença e Daniela Mercury.

Daniela Mercury participou com a música "Saudando o Brasil". Faça o download!

Curiosidade: Quando Daniela foi para Recife, ela fez questão de ir para cantar a música. Em uma entrevista, J. Michiles falou que a única coisa que a cantora pediu foi a estadia.

Mais informações sobre o CD, acesse o site.


Agradecimentos a Julielder.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Confira fotos oficiais do Canto pro Mar


Fotos: Canto pro Mar

O Blog Amigos da Rainha alerta aos que baixarem as fotos e as disponibilizarem em sites como Orkut que citem o crédito das imagens (Foto: Canto pro Mar), uma vez que são fotos oficiais do evento e, conforme determina a lei, não devem ser comercializadas nem utilizadas sem citar o devido crédito. Para baixá-las em alta resolução basta clicar em cima da imagem.